Notícias

Edição Atual

n. 42 (2023): Literatura e Autoritarismo: Distopias e outras formas narrativas
Capa da edição n. 42 da revista Literatura e Autoritarismo, com o título Distopias e outras formas narrativas, organizada por Rosani Ketzer Umbach, João Luis Pereira Ourique e Lizandro Carlos Calegari

A edição 42 da Revista Literatura e Autoritarismo disponibiliza aos seus leitores artigos que têm como objetos de análise diferentes formas narrativas, dentre as quais as distopias, em que o autoritarismo e a violência sobressaem. Ficções distópicas geralmente expõem cenários futuros e retratam uma ordem social opressora e ditatorial. O primeiro artigo desta edição traz justamente a temática das distopias, também já contemplada em outras edições desta Revista, como no Dossiê intitulado “Resistência e Distopia”, publicado em 2019, com cinco contribuições sobre o assunto.

Publicado: 2024-04-08
Ver Todas as Edições

A Revista possui um fluxo contínuo de recebimento de textos, sendo que o trâmite para cada submissão ocorrerá dentro do período de seis meses, incluídas todas as etapas (recebimento, avaliação, aceite – com ou sem ajustes – ou recusa) do processo de editoração. Eventualmente, para atender a demandas específicas, a revista poderá elaborar chamadas para alguns de seus números, sempre divulgadas no Portal de Periódicos que hospeda a publicação. Tal procedimento não alterará a política de fluxo contínuo para os demais números. Desde 2008 a revista também edita o Dossiê Literatura e Autoritarismo. Essas edições se constituem em números especiais com o intuito de publicar trabalhos decorrentes de eventos e discussões acadêmicas que estimulam a troca de experiências entre pesquisadores de Iniciação Científica e Pós-Graduação, bem como entre pesquisadores de outros grupos de pesquisa e Instituições de Ensino Superior. O Dossiê não possui uma periodicidade, podendo ocorrer várias edições em um mesmo ano e a sua publicação não substitui os números regulares. Apesar das duas publicações serem disponibilizadas no mesmo espaço, as numerações e as capas caracterizam os seus formatos: a capa da Revista Literatura e Autoritarismo é identificada com a imagem de um livro em chamas enquanto que a do Dossiê apresenta uma fechadura antiga. Ambas as publicações também possibilitam a pesquisadores interessados que submetam propostas para organização de um de seus números. Cada proposta submetida – que deverá ser apresentada de maneira clara e objetiva na forma de uma chamada – será avaliada pela Equipe e Conselho Editorial visando a sua aprovação.

ISSN 1679-849X